Home Ciências Novo Equipamento da NeuroSky Promete Acordar Motorista Dorminhoco.

Novo Equipamento da NeuroSky Promete Acordar Motorista Dorminhoco.

Headset sensorial para o cérebro. (Foto: Divulgação)

A Empresa NeuroSky divulgou que está desenvolvendo um equipamento capaz de monitorar a atividade cerebral esse equipamento seria utilizado para monitorar essa atividade e ao detectar uma baixa atividade emitiria um alerta que pode ser sonoro ou até mesmo um estimulo elétrico que faria com que a pessoa ficasse alerta impedindo a de dormir. Segundo a NeuroSky, três empresas fabricantes de veículos já teriam entrado em contato demonstrando interesse nessa tecnologia que pode ser um recurso a mais a ser utilizado com a finalidade de evitar acidentes.

No mercado automobilístico já é possível encontrar alguns equipamentos para essa finalidade tais como os utilizados em alguns veículos da Volvo, Ford e VW, o funcionamento do equipamento possui as mesmas finalidades “Manter o motorista acordado” alguns dos equipamentos disponíveis são capazes de identificar quando o motorista comete erros durante um percurso só que nesse caso o funcionamento só pode ser detectado quando o veiculo trafega por uma estrada com marcações evidentes, não sendo possível sua utilização quando em pistas cobertas por lama, neve ou neblina. Outro recurso utilizado por alguns modelos é utilização de câmeras capazes de detectar e identificar alguns tipos de expressões como distração ou até mesmo quando o motorista fecha os olhos, mas o funcionamento deste equipamento pode diferenciar de um usuário para outro ou até mesmo com a variação da iluminação.

A NeuroSky não divulgou os nomes das empresas interessadas no projeto, mas acreditamos que o interesse seria geral. A proposta da NeuroSky é mesmo interessante e merece destaque afinal de contas esse equipamento seria de grande ajuda para a diminuição do numero de acidentes causado por motoristas que dormem ao volante. A instalação do equipamento seria da seguinte maneira, seriam introduzidos alguns sensores capazes de interpretar a atividade cerebral nos descansos de cabeça e até mesmo cintos de segurança, sensores esses que ao detectar que o motorista cochilou daria o alarme.

Segundo a NeuroSky modelos de Cintos e descansos para cabeça equipados com a tecnologia já se encontrão em fase avançada de testes, segundo o porta voz da empresa muito em breve poderemos nos deparar com veículos equipados com esses sensores que segundo ele está satisfeito com os resultados obtidos até agora.

Vale lembrar que a proposta é de um equipamento para pessoas com sono e não bêbadas.

Via: Technology Review

1 comentário

  1. … [Trackback]…

    [...] Read More here: guiatecnologia.com/novo-equipamento-da-neurosky-promete-acordar-motorista-dorminhoco/ [...]…

Deixe uma resposta